O @vança! é uma iniciativa criada para mobilizar empresários, gestores e agentes empresariais com o objetivo de combater a iliteracia financeira em Portugal, dos particulares, mas principalmente das empresas e tirar o país da cauda da Europa. Aproveitámos o Dia Mundial da Poupança, 31 de Outubro, para o lançamento do programa para reforçar a importância da literacia financeira na sustentabilidade e crescimento económico das empresas e o compromisso da nBanks em promover uma gestão financeira mais consciente e eficaz. Este programa vai promover workshops, webinars gratuitos e conteúdos educacionais com o objetivo de democratizar o acesso ao conhecimento financeiro.
O principal objetivo do @vança! é tirar Portugal da cauda da Europa, capacitando a população e sobretudo as empresas, com mais conhecimento e a utilização de ferramentas novas que permitem encurtar a diferença atual e preocupante entre Portugal e os outros países da Europa.
Sendo parte do sistema empresarial no âmbito da gestão bancária e financeira e sendo o nosso produto orientado para a facilitação desta gestão, com recurso ao Open Banking e Inteligência Artificial, possuímos já um papel enquanto consultores na área e somos parceiros na transição digital. Assim, torna-se fulcral assumirmos a responsabilidade de democratizar o conhecimento sobre estes temas e convocar os nossos habituais parceiros e outros agentes do ecossistema para potenciar a literacia financeira em Portugal, retirando o país “da cauda”. Adicionalmente, temos também o objetivo de desmistificar e simplificar o acesso a estas tecnologias, cujas oportunidades e potencial permitem uma gestão mais qualificada do lado das empresas.
Por um lado, a Academia, Universidades e Escolas de Negócios que atuem junto dos futuros empresários, mas, acima de tudo, junto das empresas e das redes que integram, nomeadamente Associações Empresariais e Câmaras de Comércio. Se cada um destes mobilizar as suas redes, como nós pretendemos fazer com as nossas, que contam com players como Fidelidade, Prologica, Microsoft, Fintech House, CMVM, câmaras municipais, entre outras. O spillover de conhecimento terá um impacto mais célere.
O @vança! Pretende mobilizar mais de 100.000 agentes empresariais e outros interessados em Portugal, como gestores, empresários, estudantes e profissionais da área financeira. Além disso, a nBanks espera uma expansão futura para o Brasil e PALOP.
O @vança! vai explorar temas essenciais e atuais para a gestão financeira empresarial, com foco em tecnologias de ponta. Os temas principais incluem Open Banking, Inteligência Artificial aplicada às Finanças, automação e eficiência nos processos financeiros, transformação digital, análise de cash-flow, execução orçamental e forecast , e melhores práticas de compliance.
O programa terá a duração de pelo menos um ano, com uma agenda de pelo menos três eventos mensais, incluindo workshops, webinars e sessões interativas. A primeira ação está marcada para o dia 15 de novembro, com um webinar sobre o impacto do Open Banking e da Inteligência Artificial na gestão financeira.
A literacia financeira deve ser independente do ponto de partida do receptor, por isso, dedicaremos 100h da nossa equipa para garantir que mais de 100.000 pessoas de diferentes entidades, áreas de atividade, regiões, e, quem sabe, até países de língua oficial portuguesa, tenham acesso livre ao conhecimento decantado deste programa.
A iliteracia financeira nas empresas reflete-se numa gestão ineficaz de recursos, como a falta de orçamento, do modelo preditivo, gestão de tesouraria e dependência da banca, que faz com que as decisões financeiras fiquem comprometidas pela falta de conhecimento. As principais consequências passam pela dificuldade na gestão do fluxo de caixa, orçamentação inadequada, menor capacidade de resposta a crises e limitações no investimento, maior taxa de mortalidade e redução da capacidade competitiva das empresas. Com o @vança!, as empresas podem obter conhecimentos e ferramentas, através de workshops e webinars, conteúdos educativos e sessões no ensino superior e técnico, que promovem uma gestão financeira automatizada e precisa, que possibilita reduzir custos operacionais, melhorar a eficiência e criar uma base sólida para decisões informadas e seguras, com impacto positivo na produtividade e sustentabilidade.