nBanks
nBanks marca presença no Fórum de Negócios PT-STP
Portugal recebe Chefe do Governo de São Tomé e Príncipe em Fórum Internacional de Negócios. A cidade Invicta é escolhida como palco para o evento empresarial.
A Biblioteca Municipal Almeida Garrett e o Porto foram, no passado dia 09 de outubro, palco para o Fórum de Negócios Portugal - São Tomé e Príncipe. Pelas mãos da Câmara Municipal do Porto - CMP, em colaboração com o Governo de São Tomé e Príncipe, e com o apoio da Associação Empresarial de Portugal, foram carinhosamente relembrados os históricos laços entre os países, com particular destaque no âmbito comercial e na cooperação económica.
Rui Moreira, presidente da CMP, acolheu o são-Tomense Patrice Trovoada, no papel de primeiro-ministro do arquipélago lusófono, num evento que destaca como “crucial para o desenvolvimento das relações entre os nossos países (...) uma oportunidade para nos conhecermos e percebermos as oportunidades de negócio”. Marcaram também presença outras figuras prementes dos ministérios da economia, ambiente e infraestruturas, que foram os principais temas em cima da mesa. Foram dezenas os empresários e entidades empresariais que se sentaram para ouvir a discussão destes relevantes tópicos da economia portuguesa.
Patrice Trovoada não poupou os elogios à cidade Invicta, abrindo o discurso com a firmeza de que “só podia ser o Porto a acolher este fórum empresarial, uma cidade cheia de vida e cultura que representa a internacionalização de Portugal, dinamismo dos empresários e resiliência do povo do Norte”. Aproveitou o momento para apelar à sensibilidade do parceiro público para continuar a investir e criar oportunidades fora de Portugal e dar a conhecer aos empresários presentes o potencial do “Horizonte 2035” para “todas as partes”, não só no âmbito do “mercado de investimentos, mas também no reforço do capital humano”.
Luís Miguel Ribeiro, em representação da Associação Empresarial de Portugal, onde assume o cargo de Presidente do Conselho da Administração, subscreveu também no púlpito esta mensagem, destacando a “importantíssima necessidade de reforçar a internacionalização da economia portuguesa, quer por via das exportações, quer por via do investimento” aliada ao enquadramento de países como São Tomé e Príncipe na janela estratégica das empresas portuguesas. Vê, neste estreitar de relações, que se deu também ao longo do momento de networking com as empresas presentes, uma possibilidade para se “potenciar os laços culturais, afetivos e económicos” das nações.
A nBanks foi uma das entidades presentes que privilegiadamente deu a conhecer o seu produto inovador ao Chefe do Governo são-tomense, acompanhado pelo Ministro da Economia do respetivo país. Recordou o seu papel enquanto consultor e agente em Open Banking noutras regiões do continente africano e a sua expansão pelo globo fora e, em diálogo, reconheceu-se, uma vez mais, o potencial da tecnologia ao serviço da sociedade e da economia.